Minis no Brasil
Minis no Brasil
No exterior é muito comum as meninas ganharem uma casa de bonecas, já na escala 1:12, e com isso tanto os pais quanto as crianças se apaixonam pelo hobby e levam para a vida toda, alguns tornando-se miniaturistas de primeira grandeza ou então colecionadores sérios.
No Brasil esta escala não é muito conhecida. Na arquitetura, usa-se mais a escala 1:10, mais intuitiva no nosso sistema métrico que a 1:12, baseada no sistema de medidas imperiais (um "pé" tem 12 "polegadas"). Na infância, ganhamos bonecas, e atualmente a Barbie é muito conhecida aqui também - mas ela está na escala 1:6, bem como as Blythe, muito populares entre colecionadores desta boneca, que é o dobro do tamanho da escala dollhouse. Lembrando que quanto menor o número depois dos dois pontos, maior é a miniatura. E quanto menor for o número, maior ela será. E mesmo assim, poucas crianças têm casas e acessórios da Barbie, por uma questão de poder aquisitivo.
Então este hobby acaba não sendo muito divulgado. Em exposições, quem tem a sorte de ver um ambiente em miniatura, se encanta completamente. É uma descoberta, a gente volta a sentir aquele entusiasmo, aquele deslumbramento de encontrar algo novo pela primeira vez. Se você nunca viu, recomendo!
Mesmo assim, há miniaturistas de talento aqui.
Nos 10 anos em que fiquei afastada das miniaturas, muita coisa mudou, mas a descoberta das miniaturas ainda é uma emoção que vale a pena espalhar por aí!
Nas próximas páginas você poderá descobrir o talento brasileiro em miniaturas dollhouse:
- descobrir sites, blogs, álbuns de fotos e instagram de artesãos miniaturistas
- onde comprar materiais para fazer suas miniaturas
- ler sobre eventos onde as miniaturas dollhouse foram o centro das atenções
Sugestões de passeios para toda a família
Apesar de não estarem na escala 1:12, são garantia de encantamento e um passeio para toda a família. São sempre atualizados e com ambientes, casas e personagens novos.
Clique na imagem para visitar o site de cada um deles.