Chicago 2010 - Dolhouse Brazil

fundo branco
dollhouse brazil logo
Ir para o conteúdo

Chicago 2010

Minis no Mundo
Feiras de miniaturas em Chicago, 2010
Não uma, mas TRÊS feiras de miniaturas em Chicago, EUA, em um só fim-de-semana! De 16 a 18 de abril de 2010, miniaturistas do mundo inteiro, IGMA, publicações especializadas, grupos da internet, colecionadores, entusiastas, apaixonados por miniaturas, miniaturistas profissionais e amadores tiveram algo em comum:

CHICAGO

O sonho de qualquer miniaturista!

  • A Internacional de Chicago, promovida por Tom Bishop e sua esposa Leni Bishop.
  • A IMA (Independent Miniature Artisan), organizada por Thelma Lewis DeVitt
  • A 3 Blind Mice, organizada por Linda Frye.

Cada uma em um hotel separado. Havia um ônibus gratuito que transitava entre os três hotéis.

Atualização em 2024: atualmente 2 dessas feiras deixaram de acontecer em Chicago. Veja em Feiras & Eventos as principais feiras e eventos de miniatura no mundo. Nas informações de cada evento incluí o website deles.
Feira Chicago International
É a maior de todas: 230 expositores divididos entre 2 salões ENORMES e um de tamanho bem razoável só para as dolls. Além de expositores nos corredores entre os 3 salões. Os expositores vinham de 36 diferentes estados americanos e 19 países (África do Sul, Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Italia, Japão, Nova Zelândia, Portugal, Turquia)
A concentração de IGMA Artisans e Fellows por metro quadrado é inimaginável.
Há itens para todos os bolsos. E objetivos. Há peças mais simples, há suprimentos para quem gosta de por a mão na massa. Tem tecidos escolhidos a dedo para miniatura, couros tão finos quanto papel mas macios e maleáveis, kits, botões em miniatura, materiais para paisagismo, folhas de plantas impressas e recortadas a laser, moldes para facilitar fazer tijolos ou telhas, kits para construir seus próprios móveis, kits para bordar... imagine, e lá tem!
E em todas as feiras, uma generosa variedade de escalas, para todos os gostos e espaços que o comprador tiver disponível em casa: 1:12 que já nem é maioria, 1:24, 1:48 - a bola da vez! - e 1:144, com cada vez mais adeptos.
O mais marcante de tudo é que estes verdadeiros mestres da arte da miniatura são, em sua grande maioria, extremamente acessíveis. Respondem perguntas, posam para fotos a pedidos, dão até dicas! Só não sei se dão autógrafos porque não tive coragem de pedir (mas queria!). Conhecer de perto o trabalho desses mestres é, por si só, um grande aprendizado!
Feira IMA - Independent Miniature Artisans
Foi a primeira feira de miniaturas que eu entrei! O salão é enorme, e também tem miniaturas de todos os tipos, para todos os bolsos. Basta dizer que fiquei tão encantada que nem ouvi a última chamada para o ônibus circular, repetida várias vezes no sistema de som (me contaram depois) e não sabia como voltar ao hotel em que eu estava. Thelma veio em meu socorro!
Quem recebe a gente na porta é a própria Thelma, quando não está circulando pelo salão certificando-se que tudo corre bem para expositores e clientes. Se ela não está na porta, com certeza seu marido ou sua filha estarão lá dando as boas-vindas. A família trabalha unida e é super-simpática.
Na feira encontrei kits cortados a laser e perfeitos, em escalas menores como 1:48 e 1:144, peças de bijuteria muito procurados para fazer miniaturas, tecidos, móveis, plantas e muita coisa linda de viver.

Atualização em 2024: infelizmente esta feira deixou de acontecer a partir de 2013
Feira 3 Blind Mice
Organizada por Linda Frye, que pessoalmente recebe cada visitante, é a "menor" - e ainda assim grande! - das feiras do trio, e tem fãs dedicados!
É a própria Linda que vende os bilhetes na entrada, e procura tornar o evento o mais acessível possível, oferecendo descontos para várias situações (quem traz o programa da véspera, quem faz parte de determinados grupos, etc). Além de um brinde para cada um e um bilhete para concorrer a sorteios durante o dia.
Lá descobri tapetes feitos à máquina, perfeitos, miniaturas de metal para serem pintadas a partir de $0,50, suprimentos para tricô, crochê e renda em miniatura e a cola dos sonhos que cola TUDO e não solta mais, da Simbad Glue. Mas estes foram os meus favoritos. Cada pessoa que ia lá achava um ou vários tesouros. Poucos dos expositores têm website, mas a maioria tem um email de contato que pode ser encontrado na página da feira. Vale também mencionar o Creative Reproductions 2 Scale, que desenvolveram e vendem campainhas, ventilador de teto, garagens e "lareira" que realmente funcionam!
É impressionante como é simplesmente IMPOSSÍVEL absorver TUDO que rola nas feiras. Cada um consegue vivenciar um pouco, uma parcela. Sem contar que o entusiasmo de estar compartilhando tudo aquilo com verdadeiros amigos de todos os lugares do mundo que compartilham sua mesma paixão e com a mesma intensidade torna uma experiência única na vida. Que você vai querer repetir todos os anos.

Atualização em 2024: atualmente esta feira só acontece em algumas cidades no estado da Flórida.
Stand do IGMA
Uma presença marcante na feira Bishop foi a do IGMA. Além de vários Artisans e Fellows que vendiam na feira, a própria IGMA fez uma apresentação especial para os interessados no Sábado depois da feira. Além de explicarem como se tornar membro ou mesmo um Artisan, abordaram com detalhes como funciona sua ESCOLA (The GUILD School).
Imagine passar uma semana em imersão num campus voltado só para miniaturas. Você pode escolher entre um curso de 36 horas, um de 24 mais um de 12, ou 3 de 12 horas de duração (cada). Imagine aprender com os MESTRES da IGMA! Tem cursos para os níveis iniciante, intermediário e avançado. Tem técnicas e materiais para todos os gostos: madeira: móveis, tornear, entalhar, machetar, metal, soldagem, fundição, modelar, bordado, dolls, acabamento de exteriores, modelagem com cerâmica plástica, esculpir figuras humanas, plantas, paisagismo.
Os cursos acontecem uma vez por ano, sempre em junho. O preço do curso inclui hospedagem (quartos compartilhados) e as refeições: café da manhã, almoço e jantar. Quem já é membro da IGMA tem desconto. E é preciso se inscrever com bastante antecedência. Em agosto começam as inscrições para os cursos o ano seguinte. É possível se candidatar a uma bolsa ao curso, que cobre hospedagem, cursos e alimentação. Só não cobre a viagem. Dois brasileiros já ganharam a bolsa: eu e Sérgio Macedo.
Sim, os padrões da IGMA são muito elevados, e eles são bastante exigentes. Mas um status de Artisan conferido por eles é a certeza de que uma miniatura produzida por tal artesão dá a sensação de um objeto real que foi magicamente encolhido para miniatura. Isso é mais que perfeccionismo, é magia pura!
Criado por: Evelyne Martin
Tudo sobre
miniaturas Dollhouse
Brasil

Dollhouse Brazil Logo
Voltar para o conteúdo